Compreender, em profundidade, o papel de lideranças do quilate de Getúlio, FHC e Lula, é mais do que meio caminho andado para entender o desenvolvimento político e histórico do Brasil.
Daí a extraordinária importância desta obra única, que proporciona ao leitor um enfoque do que significa e como funciona o carisma destes três brasileiros de proa e de como eles afetaram (e ainda podem afetar) o presente e o futuro deste grande país, que a todos nós compete construir.
Aí se insere a inevitável questão de saber até que ponto os líderes interpretam, representam e/ou sintetizam momentos históricos e até onde pode ir a influência de sua própria vontade, sobrepondo-se a fatores de natureza impessoal ou coletiva.
Sobre isso há muito para refletir nesta obra, rica de constatações e de instigantes desafios.
Concordo plenamente com a afirmativa do autor:
“O Brasil do século XXI – em compasso com os demais parceiros do grupo de países emergentes – precisa aumentar sua capacidade de aprender com a história – cada vez mais um processo global – a fim de não continuar reincidindo em erros cognitivos e em ações desastrosas”.
Essa é a possibilidade aberta por este livro.
PEDRO RICARDO DÓRIA – com o que já publicou e com o que vai publicar – inclui-se, seguramente, entre os autores indispensáveis para que possamos melhor compreender o Brasil moderno e para que o Brasil possa se compreender.