“Um suspense provocador sobre a manipulação genética de embriões humanos. Entrelaçando uma fraude biotecnológica, um candidato neonazista a presidente, ganância corporativa e um romance tórrido, O terceiro gêmeo brilha com a autenticidade que é a marca registrada de Ken Follett.” –Publisher’s Weekly
Jeannie Ferrami é uma geneticista que pesquisa as semelhanças de comportamento entre gêmeos idênticos criados separadamente.
Usando uma base de dados confidencial do FBI, ela faz uma descoberta impensável: dois jovens que parecem ser gêmeos idênticos, mas nasceram em dias diferentes, de mães diferentes, com perfis psicológicos totalmente distintos.
Dennis Pinker é um psicopata e assassino condenado. Steve Logan é um estudante de Direito honesto, sensível e sociável. Por isso, quando a assistente de Jeannie sofre uma agressão sexual e a polícia identifica Steve como o culpado, todas as convicções da pesquisadora são abaladas.
Ainda que os dois tenham o mesmo DNA, ela não consegue acreditar que o gêmeo bom seja um criminoso e decide provar isso, mesmo que precise questionar suas crenças e pôr em risco sua carreira.
Conforme sua investigação avança, Jeannie se vê no meio de uma conspiração, envolvendo experiências genéticas perturbadoras e alguns dos homens mais poderosos dos Estados Unidos – pessoas que farão de tudo para proteger seus segredos.